
CURSO: ATUAÇÃO DAS COMISSÕES PARLAMENTARES NA CÂMARA MUNICIPAL.
Objetivo: O Curso de Atuação das Comissões Parlamentares na Câmara Municipal tem como objetivo capacitar parlamentares, assessores legislativos, servidores públicos e demais interessados na atuação e funcionamento das comissões parlamentares em âmbito municipal. O curso aborda os princípios, normas e práticas relacionadas à organização e estruturação dessas comissões, visando fortalecer o trabalho legislativo e promover uma atuação mais eficiente e qualificada.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância das comissões parlamentares, seus diferentes tipos e suas atribuições. Serão abordados temas como a constituição das comissões, a escolha de seus membros, o processo de elaboração e apreciação de projetos de lei, além de aspectos práticos como a realização de audiências públicas e o desenvolvimento de pareceres. O curso proporciona uma visão abrangente e atualizada sobre o funcionamento das comissões parlamentares, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos essenciais para uma atuação legislativa de qualidade e contribuam para o fortalecimento da democracia local.
Conheça todo o conteúdo programático e demais informações sobre o curso.
Conteúdo: A Câmara Municipal e o exercício de sua atribuições. A atuação das Comissões e os seus tipos; composição; elaboração do parecer da Comissão; como elaborar um pedido de diligência; de audiência pública; de convocação de autoridade pública para comparecer na Comissão; Comissão parlamentar de Inquérito; requisitos formais e materiais para criação, funcionamento, prerrogativas e limitações; fato determinado e repercussão no interesse público; relatório final, disposições constitucionais, legais e regimentais pertinentes; a instrução do projeto de lei e as comissões permanentes: definição e competências das comissões permanentes; definição de áreas temáticas das comissões permanentes, como funciona o trabalho interno das comissões permanentes; definição dos membros das comissões; competência do presidente de comissão permanente; responsabilidade do relator da comissão permanente; como o Poder Executivo atua durante a passagem do projeto de lei pelas comissões permanentes; interlocução entre as comissões permanentes e o Poder Executivo; critérios para definir a tramitação de um projeto de lei pelas comissões permanentes; quando uma comissão permanente é obrigada a realizar uma audiências publica sobre um projeto de lei em tramitação; propostas apresentadas pela comunidade sobre um projeto em tramitação; emenda a um projeto de lei nas comissões permanentes; elementos formadores de um parecer de uma comissão permanente, atuação da área jurídica e dos demais apoios técnicos do projeto legislativo junto as comissões; principio da publicidade aplicado ao trabalho das comissões permanentes; a compreensão do trabalho das comissões permanentes na instrução do projeto de lei para a qualificação da técnica legislativa; adequação do trabalho das Comissões à Câmara Municipal que atua ou exerce mandato.
LOCAL: HOTEL INTERCITY – MONTES CLAROS- MG
End. Rua Santa Lúcia, nº 20, Bairro Todos os Santos
INVESTIMENTO: 1.000,00
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 23 a 25/04/2025
CARGA HORÁRIA: 20h
PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
Quarta-feira: 23/04/2025
8:00 : Inscrição/Credenciamento
8:30 às 12:30 – Turno de estudo
Coffee break 10:30 ás 10:45
14: 00 às 18:30 – Turno de estudo
Coffee break 15:30 às 15:45
Quinta-feira 24/04/2025
8:00 : Inscrição/Credenciamento
8:30 às 12:30 – Turno de estudo
Coffee break 10:30 ás 10:45
14: 00 às 18:30 – Turno de estudo
Coffee break 15:30 às 15:45
Sexta-feira: 25/04/2025
8:00 às 12:00 – Turno de estudo
Coffee break 10:30 ás 10:45
PÚBLICO ALVO: Presidentes de Câmaras Municipais, Vereadores, Assessores Jurídicos, Assessores Legislativos, Assessores de Gabinetes de Vereador, Coordenadores de Comissões Parlamentares, estudantes da área de direito e demais interessados.
MODALIDADE: Presencial
METODOLOGIA: Conversa inicial com os participantes, aulas expositivas, apresentação em PowerPoint, debates, apostilas e oficinas com aplicação de exercícios práticos, quando necessário.
CERTIFICADOS: Entrega presencial ou digital, após confirmação de no mínimo 75% de frequência, através de assinatura na “Lista de Presença”.
Imprimir em PDF:
Inscrição: