
CURSO: LEIS ORÇAMENTÁRIAS (LDO – LOA – PPA)
Objetivo: O Curso Leis Orçamentárias (LDO – LOA – PPA) tem por objetivo capacitar presidentes de Câmaras, assessores legislativos, assessores de gabinetes, servidores públicos e demais interessados na área legislativa municipal para compreender, analisar e participar do planejamento e acompanhamento da execução das leis orçamentárias. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância e o papel das leis orçamentárias, bem como os aspectos legais, técnicos e procedimentais envolvidos em sua elaboração e execução. Serão abordados temas como o ciclo orçamentário, a estrutura e conteúdo da LDO, LOA e PPA, as etapas de elaboração, tramitação e aprovação dessas leis, além dos mecanismos de acompanhamento e fiscalização orçamentária. O curso permite que os participantes desenvolvam competências necessárias para atuar de forma efetiva na formulação e fiscalização do orçamento municipal, contribuindo para uma gestão transparente e responsável dos recursos públicos.
Conheça todo o conteúdo programático e demais informações sobre o curso.
Conteúdo: Cultura do planejamento no Brasil; previsão Constitucional – PPA; LRF e os princípios fundamentais; Princípios do orçamento; evolução do orçamento; Leis Orçamentárias: definição; objetivos; características; relação da LOA com o PPA e a LDO; instrumentos e ferramentas de planejamento no setor público; Plano Plurianual de Ação; Lei de Diretrizes Orçamentárias; Lei do Orçamento Anual; elaboração e tramitação da Lei do Orçamento; aspectos legais, técnicos e procedimentais envolvidos em sua elaboração e execução; ciclo orçamentário, a estrutura e conteúdo da LDO, LOA e PPA, as etapas de elaboração, tramitação, prazos e aprovação dessas leis; mecanismos de acompanhamento e fiscalização orçamentária. Audiências Públicas; autorização legislativa para suplementação do Orçamento e os créditos adicionais; emendas parlamentares; orçamento autorizativo e orçamento impositivo; estrutura da receita e da despesa orçamentária; indicativos de avaliação da gestão do orçamento público.
LOCAL: HOTEL INTERCITY – MONTES CLAROS- MG
End. Rua Santa Lúcia, nº 20, Bairro Todos os Santos
INVESTIMENTO: 1.000,00
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: NOVA DATA A SER DEFINIDA
CARGA HORÁRIA: 20h
PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
Quarta-feira:
8:00 : Inscrição/Credenciamento
8:30 às 12:30 – Turno de estudo
Coffee break 10:30 ás 10:45
14: 00 às 18:30 – Turno de estudo
Coffee break 15:30 às 15:45
Quinta-feira:
8:00 : Inscrição/Credenciamento
8:30 às 12:30 – Turno de estudo
Coffee break 10:30 ás 10:45
14: 00 às 18:30 – Turno de estudo
Coffee break 15:30 às 15:45
Sexta-feira:
8:00 às 12:00 – Turno de estudo
Coffee break 10:30 ás 10:45
PÚBLICO ALVO: Presidentes de Câmaras Municipais, Vereadores, Assessores Jurídicos, Assessores Legislativos, Assessores de Gabinetes de Vereador, Coordenadores de Comissões Parlamentares, estudantes da área de direito e demais interessados.
MODALIDADE: Presencial
METODOLOGIA: Conversa inicial com os participantes, aulas expositivas, apresentação em PowerPoint, debates, apostilas e oficinas com aplicação de exercícios práticos, quando necessário.
Certificados: Entrega presencial ou digital, após confirmação de no mínimo 75% de frequência, através de assinatura na “Lista de Presença”.
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Pré-inscrição: